Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Análise de Desempenho de Esquemas de Controle de Tensão em Usinas Geradoras

Alfonso Jara Rojas

Março/2004

Orientador:  Glauco Nery Taranto

Programa: Engenharia Elétrica

      Restrições econômicas e ambientais, privatização e desregulamentação do setor de energia elétrica têm dificultado o crescimento desse setor, levando os sistemas existentes a operarem cada vez mais próximos de seus limites operativos. A maior utilização da rede de transmissão propicia um quadro de maior susceptibilidade a problemas de estabilidade, tanto angular, quanto de tensão. Desta forma, o sistema elétrico fica mais dependente das malhas de controle existentes.
      Este trabalho tem como objetivo implementar e avaliar sistemas de controle de tensão disponíveis nas usinas geradoras, através do sistema de excitação dos geradores síncronos. O trabalho analisa situações com o uso do regulador automático de tensão (RAT) controlando a barra terminal do gerador e/ou um ponto remoto através da compensação de carga (LDC). Analisa-se também o uso do controle conjunto da barra de alta tensão da usina com repartição de reativos entre as unidades geradoras (JVC), assim como a situação de unidades geradoras ligadas a um barramento comum (droop) no lado de baixa tensão da usina.
      As simulações são feitas para um caso de curto-circuito trifásico e de uma elevação gradativa do carregamento do sistema até o colapso de tensão. Todas as simulações deste trabalho utilizaram as ferramentas computacionais ANAREDE e ANATEM.


Ver Abstract
Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma