Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Controle Simultâneo da Velocidade e Posição em Mancais Motores Magnéticos

Neury Nunes Cardoso

Março/2003

Orientador:  Afonso Celso Del Nero Gomes

Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho tem como objetivo principal introduzir a tecnologia dos processadores digital de sinal (DSPs) no controle da mancais-motores ativos. O desenvolvimento do conteúdo toma como base trabalhos anteriores realizados na COPPE nesta linha de pesquisa. Para tal foi necessário modificar toda a estrutura elétrica de acionamento da planta para possibilitar a introdução do DSP como elemento de controle. É abordado também a possibilidade de controlar o posicionamento do rotor através de uma variável de tensão em contra partida com os desenvolvimentos anteriores que utilizavam a corrente como variável de controle. E, finalmente, é implementado um controle de velocidade para máquina, via controle V/Hz constante que posteriormente poderá ser adicionado ao controle de posicionamento.


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