Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Influência de Cargas Tipo Motor de Indução nas Margens de Estabilidade de Tensão de Sistemas de Grande Porte

Ricardo Mota Henriques

Novembro/2002

Orientador:  Sandoval Carneiro Jr

Programa: Engenharia Elétrica

      Os estudos de estabilidade de tensão visam avaliar se, em um dado ponto de operação, havendo um distúrbio definido, os estados do sistema permanecem dentro de limites estabelecidos e se é alcançado um novo ponto de equilíbrio. A instabilidade de tensão caracteriza-se por uma queda irreversível na tensão das barras do sistema.
      As margens de carregamento no problema de estabilidade de tensão são altamente dependentes das características da carga no sistema, bem como da modelagem da rede de subtransmissão e dos equipamentos de controle de tensão associadas a esta rede.
      Os motores de indução são cargas que apresentam alto consumo de potência reativa durante as condições em que há queda de tensão e, portanto, merecem cuidadosa consideração nos estudos de estabilidade de tensão.
      Este trabalho apresenta uma revisão dos modelos de motores de indução, sua implementação no ANAREDE (Programa de Análise de Redes / CEPEL) e os resultados obtidos na avaliação da margem de carregamento para a Área Rio de Janeiro, utilizando-se a modelagem proposta para a carga tipo motor de indução no programa de fluxo de potência continuado do ANAREDE. As simulações indicaram a redução das margens de carregamento, melhor refletindo o alto consumo de potência reativa e a depreciação da tensão, que são observados em um sistema real durante dias quentes no verão.


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