Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Sistemas Descritores Lineares: Subespaços Invariantes Generalizados e Observalidade, Aspectos Estruturais da Dinâmica Impulsiva e Invariância Robusta

Geraldo Motta Azevedo Junior

Agosto/2002

Orientador:  Roosevelt José Dias

Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho aborda vários aspectos relevantes associados a sistemas contínuos lineares multivariáveis parcialmente dinâmicos.
      Inicialmente é tratado o problema de se obter os subespaços generalizados Z* e H* através de um único operador linear. Este operador é determinado no domínio da freqüência diretamente a partir da matriz de transferência (sT - A)¹ associada ao sistema descritor e por meio deste operador podem ser facilmente calculados também os autovalores e autovetores, a solução e o subespaço inobservável da dinâmica finita do sistema.
      A seguir, é mostrado como a partir da forma normal de um sistema descritor é possível determinar toda a estrutura de nilpotência da dinâmica impulsiva do sistema sem utilizar a forma canônica, que do ponto de vista geométrico pressupõe o cálculo dos subespaços generalizados Z* e H*.
      São estudados ainda alguns aspectos de robustez da propriedade de (A, T) - invariância de um dado subespaço supondo-se que a matriz A admite incerteza em alguns de seus parâmetros. A partir dos resultados obtidos é determinado o elemento maximal único de uma família de subespaços simultaneamente invariantes por dois operadores.
      Finalmente, com o objetivo de comprovar numericamente todos os resultados teóricos obtidos ao longo deste trabalho foram criadas diversas rotinas computacionais agrupadas em um pacote chamado descritor.


Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma