Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Utilização de Redes Neurais para Resolução de Problemas de Programação Linear

Leonardo Valente Ferreira

Abril/2002

Orientadores:  Eugenius Kaszkurewicz
Amit Bhaya
Programa: Engenharia Elétrica

      Redes neurais artificiais que resolvem várias formas de problemas de programação linear são propostas e analisadas. Uma função de energia não suave, identificada como a função objetivo do problema original somada a um termo de penalidade exato, é associada a cada problema, gerando sistemas dinâmicos tipo gradiente com segundo membro contínuo.
      O objetivo é obter condições suficientes que a rede deve satisfazer de forma a garantir a convergência para o conjunto solução do problema de programação linear correspondente. Esta análise é feita através do método Lyapunov, usando um sistema auxiliar na forma Persidskii e uma função de Lyapunov não suave do tipo diagonal.
      Os problemas de programação linear são também estudados através de redes winner-take-all, que são geradas através da associação de uma função de energia ao problema original, gerando sistemas tipo gradiente descontínuos que apresentam um controle com a característica de uma função winner-take-all. A convergência das redes é analisada, resultando em condições que asseguram a convergência da ede para o conjunto solução do problema de programação linear correspondente em função dos ganhos da rede.


Ver Abstract
Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma