Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Análise de Estabilidade de Sistemas Lineares Multi-taxa Assíncronos

Paulo Roberto de Medeiros

Março/2001

Orientador:  Amit Bhaya

Programa: Engenharia Elétrica

      Esta tese faz um estudo sobre a estabilidade de sistemas lineares multi-taxa assíncronos. Ele mostra que todos os modelos existentes desses sistemas na literatura ocidental podem ser reformulados como casos especiais de um modelo da literatura russa. Como conseqüência dessa reformulação, mostra-se que é possível enunciar condições de estabilidade rigorosas. A medida de quase-controlabilidade, recentemente introduzida, é estudada como uma ferramenta de análise dos sistemas assíncronos discretos no tempo.
      Além disso, um algoritmo baseado em geometria computacional, programação linear e técnicas de minimização numérica e genética, é proposto para o cálculo da medida de quase-controlabilidade. Excemplos ilustrativos do uso dos critérios de estabilidade bem como da medida de quase-controlabilidade são dados.
      Finalmente, é mostrada como o problema da estabilidade dos sistemas multitaxa assíncronos pode ser formulado em termos da estabilidade das inclusões lineares discretas. Resultados disponíveis sobre a estabilidade e complexidade computacional são brevemente discutidos.


Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma