Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Auto-sintonia de Controladores PID no Domínio da Frequência Usando Algoritmos Genéticos

João Marcos Meirelles da Silva

Março/2001

Orientadores:  Liu Hsu
Ramon Romankevicius Costa
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho propõe um algoritmo para a auto-sintonia de controladores PID através da identificação de múltiplos pontos da resposta em freqüência da planta, a partir de um único experimento. Isto pode reduzir o tempo e o custo da sintonia do controlador.
      Optou-se pelo uso de Algoritmos Genéticos pois o seu emprego requer pouca informação sobre o problema de otimização se comparado a outros métodos. Além disto, a solução analítica da otimização é bastante complexa.
      A maioria das outras técnicas de auto-sintonia de controladores PID no domínio da freqüência baseia-se na identificação da planta. Para a identificação de mais pontos, são inseridos compensadores de avanço ou atraso de fase no processo. Isto pode tornar a sintonia do controlador mais demorada e dispendiosa para a indústria, uma vez que deve ser feito um teste para a identificação de cada ponto da resposta em freqüência.


Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma