Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Cálculo do Fluxo de Potência Trifásico em Sistemas de Distribuição Incluindo a Representação de Dispositivos de Controle

Paulo Augusto Nepomucemo Garcia

Fevereiro/2001

Orientadores:  Sandoval Carneiro Jr
José Luiz Rezende Pereira
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho descreve uma formulação esparsa, baseada no método de Newton Raphson, para solução do problema do fluxo de potência trifásico desequilibrado em sistemas de distribuição e subtransmissão de energia elétrica (MICT). Neste método, as equações de injeção de corrente trifásicas são escritas em coordenadas retangulares resultando em um sistema de 6n equações lineares. A matriz jacobiana é composta por submatrizes 6 X 6, retém a mesma estrutura da matriz admitância de barras e possui a grande maioria de seus elementos constantes por todo processo iterativo.
      Modelos matemáticos para repesentação de dispositivos de controles e equipamentos FACTS foram incorporados ao fluxo de carga trifásico MICT. A filosofia adotada para representação destes equipamentos requer um sistema de equações lineares aumentando, de tal forma, que a relação entre a ação de controle e a respectiva variável controlada sejam representadas.
      O método foi inicialmente implementado em MATLAB e foi testado em sistemas de distribuição reais, equilibrados e desequilibrados. Comparações com o método tipo varredura foram realizados e o MICT mostrou-se numericamente mais robusto.
      Posteriormente, a implementação computacional do MICT foi desenvolvida utilizando-se Modelagem Orientada a Objetos (MOO), sendo a estrutura de classes construída observando-se a estrutura física dos sistemas elétricos de potência. Dessa forma, desenvolveu-se uma ferramenta flexível, modular e com características de expansibilidade.


Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma