Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Estudo de Implementações Síncronas e Autotemporizadas de um Banco de Registradores

Ricardo de Freire Cássia

Novembro/2000

Orientador:  Vladimir Castro Alves

Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um banco com 16 registradores de 32 bits, implementando nos modos de operação síncrono e assíncrono. Suas características são específicas para o processador TinyRISC, um típico processador RISC escalar e projetado pela equipe de arquitetura de processadores do PESC/COPPE, cuja função é controlar o sistema reconfigurável Morphosys. O circuito foi projetado e implementado de maneira full-custom, incluindo projeto elétrico, desenvolvimento de máscaras de layout, extração e re-simulação para validação do projeto original.
      Os resultados do projeto do banco de registradores autotemporizados, utilizado no modo assíncrono, comprovam o aumento do desempenho em relação à versão síncrona,além de contribuir na criação de microdinâmicas autotemporizadas para utilização em ambientes assíncronos, atendendo também à necessidade do grupo de pesquisa em microeletrônica da COPPE.
      O circuito síncrono foi integrado na mesma pastilha do processador TinyRISC e mostrou-se completamente funcional.


Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma