Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Ensaio de Resposta em Frequência em Motores de Indução

Alex Jean de Castro Mello

Março/2000

Orientador:  Alquindar de Souza Pedroso

Programa: Engenharia Elétrica

      A definição de um modelo matemático e a obtenção de parâmetros que possam representar o comportamento dinâmico dos motores de indução é de fundamental importância para as análises de distúrbios no sistema de potência, assim como em aplicações de controle de tais dispositivos. A dificuldade de acesso a medidas no rotor dos motores de indução não permite determinar os parâmetros relacionados a este. A metodologia de resposta em freqüência torna-se então uma alternativa bastante atraente, no sentido de que nos permite, de forma prática, a partir de medidas nos terminais de estator do motor, obter informações do comportamento de sua impedância, através de medidas de tensão e corrente em determinada faixa de freqüências.
      A partir destas informações, é possível, utilizando a teoria clássica de controle, representá-lo elétrica e eletronicamente. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia de ensaio de resposta em freqüência (SSFR - standstill frequency response)e, posteriormente, sintetizar um circuito equivalente que seja capaz de representar, de forma satisfatória, o comportamento elétrico e eletromecânico dos motores de indução. Para tanto, selecionamos um motor de indução trifásico com rotor "gaiola de esquilo" de 5 cv do tipo "standard". Este motor foi exaustivamente ensaiado em laboratório credenciado, para certificação de suas características.


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Dados da tese na base Sigma