D I S C I P L I N A S

Calendário Acadêmico 2016

Intranet da UFRJ (SIGA)

Instruções para a inscrição em disciplinas (utilizando o SIGA)

A seguir são fornecidas as ementas de todas as disciplinas ministradas por Carlos Manuel de Jesus C. M. Portela.

Disciplina Isolada
Disciplina Isolada

Qualquer estudante de pós-graduação, de curso de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de outras Instituições de Ensino Superior, bem como portador de diploma de graduação registrado na forma da lei, poderá solicitar a matrícula isolada, sem direito a diploma, em disciplinas oferecidas pelo Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ.

Resolução COPPE-CPGP 03/2015 - Dispõe sobre regulamentação para matrícula e aproveitamento de disciplinas isoladas

Formulário de Matrícula em Disciplina Isolada

COE708
Pesquisas de Tese de Mestrado

Assuntos diversos referente ao curso de mestrado.

COE863
Sobretensões e Coordenação de Isolamento

Tipos de solicitações de isolamento; comportamento de gases, líquidos e sólidos; mecanismos físicos de disrupção, envelhecimento e danificação. Isolamentos mistos; isolamento no ar e poluição; limitação de sobretensões. Comportamento de pára-raios. Fenômenos de envelhecimento. comportamentos potencialmente críticos associados a domínios freqüência-tempo, forma de transitórios, temperatura, efeito cumulativo, carga espacial. Aplicações a diversos tipos de isolamentos. Metodologias de base estatística e determinística. Exemplos de aplicação, considerando linhas, transformadores, reatores, capacitores, disjuntores, equipamento baseado em SF, descargas atmosféricas, defeitos e manobras. Modelagem de incidência de descargas atmosféricas e de parâmetros estatísticos de descargas atmosféricas incidentes e de parâmetros de sobretensões conseqüentes. Critérios e metodologias de otimização de redes considerando a coordenação de isolamento.

CPE752
Aplicações de Sobretensões e Coordenação de Isolamentos

Concepção integrada redes, linhas, subestações, usinas, equipamentos, sob o ponto de vista de coordenação de isolamento. Interação entre sistemas de aterramento e coordenação de isolamento. Sobretensões em transformadores; bases de modelagem; influência da forma das sobretensões; condicionamentos de otimização. Coordenação de isolamento em sistemas de corrente contínua. Condicionamentos de coordenação de isolamento específicos de sistemas de transmissão com linhas muito longas.