Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Estudo da Tração de um Veículo de Levitação Magnética Supercondutora: Contribuição à Certificação do Maglev-Cobra

Laércio Simas Mattos

Junho/2015

Orientador:  Richard Magdalena Stephan

Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho inicia com a contextualização comparativa dos veículos de levitação magnética com os trens convencionais roda-trilho. Apresenta o veículo de Levitação Magnética Supercondutora MagLev-Cobra e suas particularidades. Introduz a teoria de Movimentador Automático de Pessoas (APM - Automated People Mover) e descreve a norma APM da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), que é usada como base para este trabalho. Os principais componentes do MagLev-Cobra são detalhados, dentre eles: os módulos e a característica de modularização, o Motor Linear de Indução (LIM - Linear Induction Motor), a topologia em "C" que auxilia na levitação, os criostatos utilizados na levitação, a linha de testes de duzentos metros de comprimento, os inversores de frequência utilizados na propulsão e o sistema de comunicação. O sensoriamento é tratado com especial atenção, pois, em veículos automáticos, ele se torna imprescindível, tanto por questões operacionais, quanto, principalmente, por questões de segurança. Simulações e ensaios relacionados à tração, movimentação e levitação do veículo são apresentados e constituem o núcleo central do trabalho, ao redor do qual orbitam os demais assuntos abordados. O conjunto dos conceitos teóricos, normas, simulações, ensaios e as partes físicas do veículo são analisados pela perspectiva de tornar o MagLev-Cobra um APM. Trata-se de um passo significativo para a certificação da linha de testes, tendo em consideração a abrangência da norma APM quanto aos aspectos de segurança de pessoas e equipamentos.


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