Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Redes Neurais na Determinação de Hipertensão Arterial Crônica e Doença Periodontal Usando Metabólitos Salivares como Indicadores

Adriano Gomes Sabino de Araujó

Setembro/2014

Orientadores:  Luiz Pereira Calôba
Carla Martins de Oliveira
Programa: Engenharia Elétrica

      As Redes Neurais Artificiais são técnicas computacionais que se baseiam na estrutura e funcionamento do cérebro e, portanto, tentam se aproveitar de características dele tais como a capacidade de aprendizagem e reconhecimento de padrões de maneira eficaz e rápida. Estas técnicas vêm sendo muito utilizadas para realizar tarefas complexas tais como a detecção de objetos e texto em imagens, o reconhecimento voz e diversos tipos de predições. A previsão de doenças é uma aplicação das Redes Neurais Artificiais que vêm sendo constantemente abordada na literatura. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é utilizar tais técnicas para tentar prever a Hipertensão Arterial Crônica e a Doença Periodontal a partir de metabólitos salivares de mulheres no período pós-parto identificados pela Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Os resultados obtidos na previsão foram razoáveis para a Hipertensão Arterial Crônica e bons para a Doença Periodontal, indicando a existência de uma associação entre tais doenças e os metabólitos salivares.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma