Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Controle Preditivo de Estabilidade Através de Sensibilidade Baseada em Redes Neurais

Mauricio Campos Passaro

Outubro/2013

Orientadores:  Alexandre Pinto Alves da Silva
Antonio Carlos Siqueira de Lima
Programa: Engenharia Elétrica

      Esta Tese apresenta uma metodologia para a abordagem do problema da avaliação de segurança dinâmica de sistemas elétricos de potência e melhoria de sua margem de estabilidade através do controle preventivo baseado em redespacho de geração, utilizando um modelo neural de sensibilidade, sendo o modelo neural baseado em redes perceptron. Uma estrutura de memória é representada na camada de entrada do modelo para conferir propriedades dinâmicas a rede. Esta representação é baseada na manipulação de dados de entrada. O treinamento do modelo é realizado com a utilização de amostras temporais de dados oriundas de simulações no domínio do tempo, diferentemente das metodologias presentes na literatura onde os dados de regime pré-defeito são utilizados.
      A seleção de variáveis de entrada para treinamento é realizada através do critério da informação mútua. O cálculo da Informação Mútua possibilita a avaliação da dependência não linear entre as mesmas.
      A metodologia proposta foi aplicada a três sistemas teste: sistema de 9 barras, sistema IEEE 39 barras e o Sistema Interligado Nacional de 4077 barras. Os resultados demonstram sua efetividade e encorajam sua utilização em ambiente de tempo real.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma