Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Algoritmo Genético Aplicado ao Problema de Coordenação Hidrotérmica

Anna Carolina da Rocha Henriques da Silva

Setembro/2013

Orientadores:  Alexandre Pinto Alves da Silva
Antonio Carlos Siqueira de Lima
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho buscou analisar a Coordenação Hidrotérmica, através das técnicas de Algoritmo Genético (AG) somada a Cooperação Coevolutiva. O problema de Coordenação Hidrotérmica foi formulado através de uma minimização de custos. Para análise desse problema utilizou-se um Sistemas Teste de alta complexidade composto de 14 usinas. Esse sistema hidrotérmico foi modelado a usinas individualizadas com vazões determinísticas.
      As simulações utilizando Cooperação Coevolutiva foram realizadas utilizando quatro formas de Decomposição do Problema, sendo elas: Geográfica, Temporal, Cascata e Delta. Essa decisão visou analisar qual a melhor forma de decomposição.
      Como resultado chegou-se a conclusão que a melhor forma de decomposição foi a Geográfica que resultou em uma melhora de mais de 11% do resultado comparado ao resultado utilizando apenas AG (sem a cooperação coevolutiva).


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma