Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Sistema de Frenagem Regenerativa com Motor de Indução Linear do Veículo Maglev-Cobra

Roberto André Henrique de Oliveira

Agosto/2013

Orientador:  Richard Magdalena Stephan

Programa: Engenharia Elétrica

      As cidades do futuro exigirão que os sistemas de transporte de passageiros apresentem uma elevada eficiência energética, tenham um custo de implantação reduzido e sejam menos agressivos ao ambiente.
      O MagLev-Cobra, trem de levitação magnética supercondutora desenvolvido nos laboratórios da COPPE/UFRJ, insere-se no contexto mundial do transporte de passageiros por atender as demandas apresentadas. Este veículo apresenta características que o permitem vencer aclives com inclinação de 15% sendo desnecessário a escavação de túneis, reduzindo grandemente o custo de implantação. A construção modular confere ao veículo a capacidade de realizar curvas com raios de 50m, garantindo adaptação aos contornos das cidades. Movido à energia elétrica, cuja geração no Brasil é predominantemente de origem hidráulica, o sistema opera sem a emissão de gases poluentes. Por ser levitante não produz poluição sonora.
      A presente dissertação, propõe-se a analisar a implementação e a operação do sistema de frenagem regenerativa com motor de indução linear do MagLev-Cobra. Este tipo de frenagem permite recuperar a energia gerada durante a desaceleração, aumentando a eficiência energética do veículo. Os resultados experimentais, incluindo o cálculo da energia gerada estão apresentados neste trabalho. Também será descrito o funcionamento do conversor bidirecional de potência implementado no acionamento.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma