Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Impacto Econômico das Aplicações de Supercondutividade de Alta Temperatura no Sistema Elétrico Brasileiro

Edisio Alves de Aguiar Junior

Dezembro/2012

Orientadores:  Richard Magdalena Stephan
Roberto Schaeffer
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho desenvolve uma análise relativa a aplicações de supercondutividade de alta temperatura no sistema elétrico brasileiro, do ponto de vista qualitativo e do ponto de vista quantitativo. Considerando-se as vantagens técnicas do uso de dispositivos baseados em supercondutores, é realizado um levantamento do estado da arte, com as aplicações consideradas mais promissoras. A seguir, dois métodos de análise qualitativos são utilizados: a análise dos sete domínios, particularizada para três e a avaliação SWOT, verificando-se a relevância da tecnologia, do ponto de vista técnico e do ponto de vista de mercado.
      Os resultados positivos da avaliação qualitativa motivaram a realização de uma análise quantitativa, dos mercados futuros da supercondutividade de alta temperatura, considerando-se um cenário onde a tecnologia torna-se viável e competitiva perante dispositivos convencionais. A simulação é realizada tomando-se como referência o sistema elétrico brasileiro, no intervalo de tempo entre 2015 e 2040, através de um modelo computacional montado em planilha eletrônica, neste caso, o Microsoft Excel. Os resultados mostram que a viabilidade destes equipamentos depende da redução de custos e evolução técnica dos supercondutores e dos sistemas de criogenia, e que custos de energia elevados aceleram a penetração de mercado.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma