Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Otimização de Trilho Magnético de um Sistema de Levitação Supercondutora para Veículo Maglev

Eduardo Souza Motta

Novembro/2011

Orientadores:  Richard Magdalena Stephan
José Herskovits Norman
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho dedica-se ao estudo de otimização de um sistema de levitação constituído por um trilho magnético e um veículo contendo supercondutores de elevada temperatura crítica. Ele visa a determinação de uma geometria que minimize o investimento necessário, atendo ainda os requisitos do projeto. As variáveis utilizadas na otimização são as dimensões dos magnetos do trilho e do circuito magnético de ferro. As restrições de projeto consideradas são a força de levitação e as facilidades para a montagem do sistema. O processo de determinação da geometria ótima é efetuado por busca extensiva, algoritmos genéticos e um algoritmo de ponto interior de direção viável. As restrições de força são analisadas durante os processos de otimização utilizando-se o Método de Elementos Finitos juntamente com os Modelos de Permeabilidade Nula e Congelamento Total de Fluxo. Os resultados obtidos são verificados por simulação pelo Modelo de Bean e também experimentalmente.


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