Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Desenvolvimento de Ferramentas para Modelagem do Vento para Geração de Energia

Ricardo Zely Figueiredo de Carvalho

Janeiro/2011

Orientador:  Luiz Pereira Calôba

Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho se propõe a criar e melhorar técnicas de correlação dos dados de vento entre estações de medições, contribuindo para a solução de alguns dos principais desafios para o aproveitamento da energia eólica.
      Existem diversos métodos para tratar o problema, sendo que cada um apresenta suas limitações específicas. Desta forma, o tema possui grande espaço para avanços e melhorias.
      Foram elaboradas duas abordagens distintas de ferramentas. Na primeira buscou-se incorporar alguns aspectos da dinâmica dos ventos, de forma a considerar as distâncias entre as estações, além da direção e velocidade dos ventos. Na segunda parte, as ferramentas correlacionavam diretamente o comportamento sazonal de cada estação, sem levar em conta nenhuma hipótese específica.
      No caso da primeira abordagem os resultados evidenciaram que para estações próximas seria possível desenvolver ferramentas que se beneficiariam de informações extraídas da fenomenologia do vento. Para estações distantes estas informações seriam de pouca utilidade.
      Na segunda abordagem os resultados mostraram que é possível melhorar significativamente as correlações, principalmente nos casos em que as correlações classicas são baixas. Foi possível desenvolver uma ferramenta que apresentou melhoras na ordem de 4% nas correlações.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma