Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Classificação do Ruído Irradiado por Navios Usando Redes Neurais

William Soares Filho

Fevereiro/2001

Orientadores:  Luiz Pereira Calôba
José Manoel de Seixas
Programa: Engenharia Elétrica

      Neste trabalho, o espectro de potência do ruído irradiado por um navio, na faixa de freqüência de 0 a ~3kHz, é usado para a identificação do navio que o gerou, utilizando-se classificadores baseados em redes neurais.
      É utilizada uma abordagem híbrida, onde se empregam técnicas não-neurais de pré-processamento, baseadas no conhecimento especialista de características específicas do sinal analisado, como o conhecimento a priori sobre fontes geradoras de ruído e mesmo características de propagação do ruído no meio oceânico. Segue-se, então, uma etapa neural para a classificação dos padrões pré-processados. Uma eficiência melhor do que 99% foi obtida utilizando esta abordagem.
      A partir de espectros obtidos com base no melhor pré-processamento, são extaídas componentes principais lineares (PCA) e não-lineares (NLPCA), e componentes principais de discriminação (CPD), que são usadas para construir classificadores baseados na rede neural multicamadas (MLP) e na rede ART (Adaptive Resonance Theory). São estudados, ainda, o encapsulamento de classes para detecção de pontos espúros, usando redes MLP, e a inclusão de novas classes a um sistema já treinado, usando redes ART.


Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma